É comum em uma empresa que exista a dúvida:
Devo contratar uma empresa para desenvolver um software ou montar um time interno?
Fato é, se a sua empresa não tiver experiência com desenvolvimento de software pode ser muito frustrante escolher a segunda opção. É preciso muito engajamento para que o projeto de um novo sistema saia do papel.
Contratar uma empresa com expertise em desenvolvimento se torna a opção mais viável, já que a dificuldade de encontrar profissionais especialistas no mercado exige muito de um Gerente de TI de uma empresa. Em projetos complexos é preciso que o candidato além de ser um ótimo profissional consiga também se aderir a equipe que já existe e manter o equilíbrio do departamento.
A contratação de uma empresa de desenvolvimento de software proporciona liberdade ao gestor para continuar executando suas tarefas sem perder o foco, tendo a certeza de que orçamento e prazos acordados serão cumpridos, sem ter surpresas durante o processo de desenvolvimento.
Um serviço de software terceirizado normalmente tem a missão de resolver o problema de empresas, setores e equipes, simplificar ou eliminar processos manuais, criar algum produto inovador que irá suprir necessidades específicas, sendo esses alguns dos benefícios que um desenvolvimento de software terceirizado traz para o cliente.
Existem diversas vantagens em contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software para um grande projeto, algumas fazem toda a diferença no produto final e são pontos chave na hora de escolher por terceirizar esse processo, vamos ver algumas delas.
• Entregas no prazo acordado;
• Segurança financeira, com orçamento previamente definido e sem extrapolar o previsto;
• Qualidade do produto, com muitos testes antes da liberação do produto para usuários finais;
• Produto aderente às necessidades dos usuários;
• Indicadores que comprovam a utilização das melhores práticas e também os melhores resultados;
• Gestão de pessoas que permite a contribuição do time nos melhores produtos;
• Repasse do conhecimento para o time do cliente, como práticas de gestão, produtividade, metodologias de trabalho.
O principal diferencial nesse trabalho é que ele proporciona ao cliente que continue trabalhando para aumentar a lucratividade da empresa, focando nos clientes finais, colaboradores, produtos e serviços, deixando todo o trabalho de desenvolvimento para uma empresa com know how para entregar produtos adequados às suas necessidades.
Preste especial atenção.
Desenvolvimento Dirigido por Testes
Trata-se de uma prática onde o time escreve testes antes mesmo de se iniciar a programação de uma funcionalidade. Assim, quando um programador começa a escrever o código dessa funcionalidade, ele já tem uma lista de testes aos quais a funcionalidade será submetida. Isso facilita a análise e mantém o time no foco, desenvolvendo somente o que é importante e necessário.
Isso porque os testes foram elaborados com base na análise e na necessidade do cliente, que é parte integrante de equipes ágeis.
Integração Contínua
É uma prática por meio da qual os times integram os seus códigos várias vezes ao dia, gerando incrementos pequenos ao produto. Quando isso é feito em um ambiente automatizado por ferramentas de controle de versão, testes e construção (build) de software, cada novo incremento é verificado automaticamente e caso algum defeito seja detectado pelos testes ou caso algum passo da construção do software falhe (uma compilação por exemplo), o desenvolvedor é notificado imediatamente, fazendo com que não se acumule erros no produto após vários incrementos em seu código-fonte.
Time Motivado
O XP e o Scrum favorecem as relações entre as pessoas do time de desenvolvimento, bem como entre o time e os clientes. Isso cria um cenário de pessoas motivadas e comprometidas com o resultado do trabalho, impactando positivamente na qualidade das entregas.